
Este é o lema do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade - um movimento de voluntários APARTIDÁRIO, ECUMÊNICO e PLURAL da nação brasileira que visa ao alcance dos ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil.
Foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil.
O Movimento é uma iniciativa da sociedade civil, composta por empresas, governos e organizações sociais para envolver toda a sociedade e os governos no cumprimento dos ODMs. Na prática, o Movimento reúne iniciativas sociais espontâneas, de diferentes setores da sociedade brasileira.
Confira aqui as DIRETRIZES do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade
Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade
Após a assinatura da Declaração do Milênio, em 2000, que estabeleceu os ODM como compromisso, alguns grupos começaram a trabalhar em prol dos ODM no Brasil. A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada pelo Movimento a partir de agosto de 2004, é fruto deste trabalho. Anualmente reeditado, o evento tem como inspiração as crenças e valores do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A Semana é realizada em agosto, em alusão à data de 9 de agosto, aniversário da sua morte.
A Semana concentra e integra a energia cívica do País por meio da informação, conscientização e mobilização para o exercício da cidadania e da solidariedade, dando foco à sustentabilidade e às várias práticas sociais espontâneas. O evento também gera um balanço de como o Brasil vem trabalhando para atingir os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e é um momento para a reflexão, debates e definição de ações práticas e concretas.
FONTE: www.nospodemos.org